Alguma vez você já ficou com a sensação de que chegou ao orgasmo rápido demais?

Esse questionamento é determinante para entender se a pessoa sofre ou não de Ejaculação Precoce, problema que atinge um em cada quatro brasileiros de acordo com a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia).

O que é ejaculação precoce?

É quando o homem ejacula sem conseguir controlar, antes da penetração ou em até 1 minuto após a penetração.

Como saber se eu tenho ejaculação precoce?

Três critérios são necessários para que se considere o diagnóstico de ejaculação precoce. São eles:

  1. Ejaculação que sempre, ou quase sempre, ocorre antes ou perto de 1 minutos após a penetração;
  2. Incapacidade de atrasar a ejaculação em todas ou quase todas as penetrações;
  3. Aparecimento de consequências negativas para o indivíduo como incômodo, frustração, tristeza e até evitação de intimidade sexual.

O que causa a Ejaculação Precoce?

1º – Ansiedade, Stress, Medo – A causa Campeã na influência é a Ansiedade. A ansiedade fora do sexo e durante ele induz a que a maioria dos homens ejaculem antes do desejado. A cobrança ou o receio por resultados piora todo esse processo.

2º – Aprendizagem – Quando adolescentes, as masturbações ao serem realizadas rapidamente, condicionam(ensinam) o organismo a ejacular rapidamente, uma vez que o objetivo único era ter o prazer da ejaculação;

Ejaculação precoce tem cura? Como é feito o tratamento?

O tratamento para ejaculação precoce é dividido em algumas etapas (abaixo):

PSICOLÓGICA

Reconhecer o problema não é fácil, falar sobre ele, pior. Mas o diálogo pode diminuir bastante o estresse e a ansiedade, deixando o ato sexual mais orgânico e natural.

O AUTO-CONHECIMENTO é peça chave no tratamento.

Pode-se ainda optar pela terapia sexual, em que o paciente – e sua parceira, caso haja – recebe informações sobre sexualidade e hábitos de vida, e discutem os pontos chaves, onde pode ser localizado a RAIZ do problema.

COMPORTAMENTAL

Existem técnicas que objetivam retardar a ejaculação, em que o paciente pode usar durante a Masturbação ou durante a Relação Sexual, são elas:

  1. Técnica de “start-stop”: quando o homem sentir, no período de carícias ou mesmo intercurso sexual, que está próximo do clímax, deve parar de “estimular/ser estimulado” por 30 segundos; podendo recomeçar e interromper o estímulo quantas vezes achar necessário, conseguindo assim aumentar o tempo total da relação.
  2. Técnica de “para-comprime” (“squeeze”): durante a técnica de start-stop, a(o) parceira(o) deve exercer pressão manual na glande do pênis, apertando a cabeça do pênis (Glande) durante alguns segundos, durante a fase de relaxamento; podendo também recomeçar e interromper o estímulo quantas vezes achar necessário.

MEDICAMENTOSA

Quanto ao tratamento medicamentoso o mais usado são as Medicações Orais, que ajudam tanto no retardo da ejaculação como também no controle da ansiedade.

Outras opções de produtos são de cremes, spray ou gel à base de lidocaína, que provocam uma anestesia local e por isso ajudam a retardar o orgasmo.

OUTRAS TERAPIAS

Muitos profissionais recomendam, junto com a terapia básica, as práticas de exercícios físicos ao ar livre, ioga, acupuntura, pilates, aulas de música, pintura e outras atividades que afastem o indivíduo da rotina e do estresse cotidianos.

Qualquer tipo de atividade que consiga gerar relaxamento é válida.

Gostou? Compartilhe com familiares e amigos que podem se beneficiar.

Estou disponível para mais informações.

Me siga no Instagram (@dr.euclidesnunes ) onde irei postar mais dicas de saúde.

Um abraço.

Dr Euclides Nunes – CRM SP 181.721

Urologia

Categorias: Uncategorized

Dr. Euclides Nunes
Contato via WhatsApp